Quarta, 23 de Julho de 2025

Assinatura Gov.br: Uso Dispara 90% e Impulsiona a Transformação Digital no Brasil

Serviço de assinatura eletrônica do Governo Federal atinge recorde de 95 milhões de utilizações em seis meses, facilitando o acesso a serviços públicos e garantindo segurança jurídica.

22/07/2025 às 18:25
Por: Redação

O uso da assinatura eletrônica do Gov.br explodiu no primeiro semestre de 2025, com um crescimento impressionante de 90% em relação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a junho, o serviço foi utilizado 95 milhões de vezes, demonstrando a crescente adesão da população à transformação digital promovida pelo Governo Federal.

Desenvolvida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a solução oferece uma maneira prática e segura de assinar documentos eletronicamente, com a mesma validade jurídica de um documento físico.

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Segundo o MGI, a Assinatura Gov.br é classificada como avançada, garantindo um elevado nível de confiança e segurança nas transações.

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Saiba como usar

Para assinar digitalmente na plataforma do governo federal, é preciso ter uma conta de nível Prata ou Ouro no Gov.br. A conta Prata pode ser obtida através do reconhecimento facial com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pela validação de dados em um dos 16 bancos credenciados.

A conta Ouro, que oferece acesso a todos os serviços públicos digitais com máxima segurança, exige o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral, o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

O processo é simples: após o login, o usuário faz o upload do arquivo a ser assinado (formatos .DOC, .DOCX, .ODT, .JPG, .PNG ou .PDF), escolhe o local da assinatura e, por fim, faz o download do novo arquivo já com a assinatura digital inclusa.