Sábado, 26 de Julho de 2025
Em uma impressionante performance nos Jogos Mundiais Universitários (JMU), a judoca paulista Beatriz Freitas conquistou mais uma medalha de prata para o Brasil nesta sexta-feira (25). Competindo na categoria até 78 kg, Freitas enfrentou a alemã Anna Monta Olek, atual vice-campeã mundial, em uma final acirrada.
Apesar da derrota na final, Beatriz mostrou otimismo e determinação em suas palavras após a cerimônia de premiação. Ela discutiu sobre o dia de competições e como concilia estudo e esporte. “É claro que eu estou feliz, ganhar uma medalha de prata em Jogos Mundiais. Mas eu senti que eu poderia mais. Amanhã teremos a disputa por equipes e nós vamos com tudo. É possível estudar, fazer uma faculdade e ao mesmo tempo ser uma atleta de elite. A gente acaba recebendo algumas ajudas e vai se adaptando”, detalhou a judoca.
Com a conquista de Freitas, o Brasil avançou da 20ª para a 19ª posição no quadro de medalhas, com uma medalha de ouro, três de prata e cinco de bronze. Outros atletas brasileiros também se destacaram em Essen, incluindo o ginasta Diogo Soares, que terminou os JMU em quinto lugar no individual geral.
No sábado (25), o Brasil terá duas boas chances de conquistar mais medalhas. No basquete masculino, a equipe brasileira vai lutar pelo ouro contra a equipe dos Estados Unidos, a partir das 15h (horário de Brasília). A final será transmitida ao vivo online no canal oficial da Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu). Além disso, João Pedro Silva de Azevedo competirá na final do salto triplo, após se classificar com a segunda melhor nota nesta sexta-feira.