Terça, 22 de Julho de 2025
A Argentina é a primeira seleção classificada para as semifinais da Copa América Feminina, disputada no Equador. Em partida realizada na segunda-feira (21), las hermanas venceram o Peru por 1 a 0 no Estádio Banco Guayaquil, em Quito.
A Albiceleste soma nove pontos em três jogos e garantiu a liderança do Grupo A, mesmo com uma rodada a ser disputada. A equipe comandada por Germán Portanova agora aguarda o segundo colocado do Grupo B para a semifinal.
Com isso, terá pela frente, em uma das semifinais, o segundo colocado do Grupo B - o do Brasil. A Bicolor (apelido do time peruano), dirigida pela brasileira Emily Lima, deixa a Copa América zerada.
Apesar do domínio e das 25 finalizações contra apenas cinco do adversário, a Argentina só conseguiu a vitória nos instantes finais. Após cruzamento de Carolina Troncoso pela direita, Yamila Rodriguez, atacante do Grêmio, subiu sozinha e cabeceou no canto, superando a goleira Maryory Sánchez, eleita a melhor da partida.
No outro jogo da rodada, o Chile venceu o Equador por 2 a 1, de virada. As chilenas chegaram a seis pontos e assumiram a segunda colocação do Grupo A, superando as donas da casa, que permanecem com quatro pontos, assim como o Uruguai. As três seleções disputam a última vaga da chave para as semifinais.
O Equador abriu o placar aos 24 minutos, com Nayely Bolaños convertendo um pênalti. Aos 35, Vaitiare Pardo dividiu a bola com a goleira equatoriana fora da área, e Sonya Keefe aproveitou para marcar um golaço de fora da área.
Nos acréscimos do primeiro tempo, aos 50 minutos, Nayadet López aproveitou um rebote na pequena área após um escanteio e colocou o Chile em vantagem.
A última rodada do Grupo A será na quinta-feira (24), com os dois jogos simultâneos, às 21h. A Argentina enfrentará o Equador no Banco Guayaquil, enquanto o Uruguai jogará contra o Chile no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, também em Quito.